ESCOLA SUL > LISTAR NOTÍCIAS > SINDICATOS COLETAM ASSINATURAS NO RS PARA PROJETO DE INICIATIVA POPULAR PELA ANULAÇÃO DA REFORMA TRABALHISTA

Sindicatos coletam assinaturas no RS para projeto de iniciativa popular pela anulação da Reforma Trabalhista

18/09/2017

No Rio Grande do Sul, entidades já instalaram comitês e postos de coleta de assinaturas em locais de grande circulação de pessoas.

Escrito por: CUT RS

A campanha nacional da CUT pela revogação da chamada Reforma Trabalhista (Lei nº 13.467, de 13/07/17) e da terceirização sem limites (Lei nº 13.429, de 31/03/17) ganhou as ruas no Rio Grande do Sul. Lançada em todo o país, durante as manifestações do Grito dos Excluídos, em 7 de setembro, vários sindicatos da Capital e do Interior já começaram a coletar assinaturas junto aos trabalhadores e às trabalhadoras.

Há várias entidades que já instalaram postos de coleta de assinaturas em locais de grande circulação de pessoas. Comitês também estão sendo montados para organizar o recolhimento de adesões. A barraca da CUT-RS na Praça da Matriz também possui listas de apoiamento.

Antes de assinar, é preciso escrever o nome completo (sem abreviaturas), o endereço e os dados do título de eleitor (número, zona e seção), conforme prevê a Constituição Federal para esse instrumento de participação popular.

A CUT-RS elaborou um panfleto com as principais orientações para a coleta de assinaturas, visando tirar dúvidas e facilitar o trabalho dos comitês de organização.

Confira aqui para ler o panfleto da CUT-RS.

“Com esse projeto de iniciativa popular, vamos reforçar ainda mais a nossa luta contra os retrocessos do golpista Temer, que só são boas para os grandes empresários, que financiaram o golpe, pois para a classe trabalhadora essas mudanças das relações de trabalho serão uma desgraça”, afirma o presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo.

Ele destaca que já iniciativas de sindicatos de distribuir as listas para os seus associados, a fim de levarem para casa e recolherem assinaturas de seus parentes e amigos. “Esta é uma forma que possibilita ampliar consciência crítica dos trabalhadores e a aumentar a resistência ao golpe”, salienta Nespolo.

Mobilização para garantir 1,3 milhão de assinaturas

Aprovada na 15ª Plenária Nacional/Congresso Extraordinário da CUT, realizado de 28 a 31 de agosto, em São Paulo, o objetivo é colher até o dia 31 de outubro mais de 1,3 milhão de assinaturas, que representa 1% do eleitorado brasileiro.

Depois, as listas de assinaturas serão protocoladas na Câmara dos Deputados antes da entrada em vigor da reforma trabalhista, no dia 11 de novembro. O passo seguinte será pressionar os parlamentares a votarem esse projeto de iniciativa popular, que anula essas duas leis do governo Temer que acaba com inúmeros direitos trabalhistas.

A CUT disponibilizou um kit de coleta de assinaturas, contendo o formulário do projeto de lei, arte para banner e adesivos e uma cartilha com orientações para o preenchimento correto das listas. Esses materiais também estão disponíveis no endereço eletrônico anulareforma.cut.org.br

Assista ao vídeo do presidente da CUT-RS!

Fonte: CUT-RS