ESCOLA SUL > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > CUT RECEBE CURSO DE FORMAÇÃO SINDICAL DA OIT EM SÃO PAULO

CUT recebe curso de formação sindical da OIT em São Paulo

18/07/2024

O evento iniciou nesta segunda-feira, 15, e segue até amanhã, sexta, 19

Escrito por: Walber Pinto/CUT

A CUT, por meio da Secretaria de Formação e da Secretaria de Relações Internacionais, recebe de 15 a 19 de julho, uma atividade internacional de formação sindical promovido pelo Centro Internacional de Formação da Organização Internacional do Trabalho (CIF/OIT). O evento, que conta com a participação de representantes de entidades da América Latina e do Caribe, está sendo realizado na Praia Grande, litoral de São Paulo.

O curso “Potenciar las acciones sindicales para el desarrollo sostenible - Navegando por la senda de los derechos de los trabajadores y las cumbres mundiales”, promovido pelo CIF/OIT, teve início em 13 de maio, por meio de Web Seminários (regional e global).

A atividade oferece um programa abrangente para preparar sindicalistas com conhecimentos essenciais para fazer avançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e defender os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras através de uma combinação de aprendizagem teórica e aplicação prática.

Rosane Bertotti, secretária nacional de Formação da CUT, que participou do evento junto com a educadora Salete Matins da Equipe Nacional de Formação (Escola Sul), ressaltou a importância da atividade formativa realizada pelo movimento sindical com ajuda das entidades internacionais.

“A formação da CUT não é uma ação isolada, ou o curso pelo curso, mas uma forma de estabelecer conexões por meio da ampliação de conhecimento dos dirigentes para que possa fortalecer a luta dos trabalhadores e trabalhadoras no seu local de trabalho”, destacou a dirigente.

Rosane reforçou também os aspectos relacionados à necessidade de se pensar o desenvolvimento a partir da realidade do mundo do trabalho, onde homens e mulheres possuem suas especificidades e diferentes formas de se organizar entre si.

Na atividade, os participantes desenvolvem também a capacidade de integrar os ODS na agenda do seu sindicato, como por exemplo, participar ativamente dos processos nacionais e internacionais para defender os direitos dos trabalhadores e contribuir para a participação ativa em seus sindicatos, federações e confederações.

A atividade tem duas etapas, a primeira online na plataforma da OIT e a última fase está sendo realizada no formato presencial, na sede do Sinergia em Praia Grande/SP.

Veja as imagens: