ESCOLA SUL > CURSOS > PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE BASE - ALICERCE

CURSOS

Programa de Formação de Base - Alicerce

Programa de Formação de Base - Alicerce

Programa de Formação de Base – Alicerce

Formação da Classe Trabalhadora Brasileira e História da CUT

Objetivo: A iniciativa em questão tem a função de preparar os dirigentes para sua ação sindical na localidade e base onde atuam, bem como formar os/as dirigentes para o debate público de maneira qualifica na sociedade como um todo. Este curso é a “porta de entrada” do/a dirigente sindical na formação sindical da CUT, realizar o Alicerce é um requisito de participação em outros cursos da Plano Nacional de Formação – PNF/CUT.

Neste programa apresenta-se conteúdos introdutórios aos/às cursistas, que perpassam diversos temas, tais como a formação da sociedade brasileira, racismo, escravidão, patriarcado, capitalismo, história do movimento sindical e da CUT. O conteúdo é desenvolvido com uma abordagem contra hegemônica, que se contrapõe a abordagem clássica apresentada no ensino formal.

A história de fundação da CUT e a construção do novo sindicalismo no Brasil ocupam posto de central no percurso formativo do Alicerce, com o objetivo de apresentar/evidenciar o papel de destaque da Central na organização dos/as trabalhadores/as em nosso país.

Público alvo: dirigentes de primeiro mandato em sindicatos CUTistas e/ou dirigentes que não tenham participado de cursos com propostas análogas ao Alicerce, dentre eles o CEPS (Concepção, Estrutura e Prática Sindical) ou ORSB (Organização e Representação Sindical de Base).

Metodologia: os princípios da educação popular, adotados na formação CUTistas, serão a base do presente curso. Ao longo da atividade pretende-se exercitar o diálogo com os participantes, apoiando-se nos ideais de dialogicidade e diálogo comunicativo de Paulo Freire. Neste sentido, todo conteúdo apresentado será desenvolvido tomando como ponto de partida o acumulo temático e a história de vida e militância dos participantes. Os recursos pedagógicos adotados buscam facilitar o debate e tornar o encontro algo atraente, serão utilizados pequenos textos, vídeos, músicas e outros recursos correlatos. Em função da pandemia, o público ficará restrito a 20 pessoas e as primeiras turmas serão desenvolvidas no formato virtual.

Formadores: membros da rede de formaçãoda região sul.  

Certificação: a emissão dos certificados é responsabilidade da Escola Sindical Sul da CUT. São certificados (as) os (as) dirigentes que participarem dos dois módulos do curso e do trabalho inter-módulos, totalizando 11 horas de curso.

Realização: Central Única dos Trabalhadores de Santa Catarina – CUT/SC e Escola Sindical Sul da CUT

 

                                                          Grade sintética de conteúdos

 

ABERTURA DO CURSO

Encontro para apresentação da proposta do curso (conteúdo e metodologia) e apresentação dos (as) participantes. Neste encontro é testada a ferramenta de internet utilizada para desenvolvimento do curso.

 

1º MÓDULO

Formação da Sociedade Brasileira

2º MÓDULO

Novo sindicalismo e Fundação da CUT

Mística de abertura

Mística de abertura

Abertura do módulo Apresentação da programação

Abertura do módulo e apresentação da programação

Como funciona a sociedade brasileira

As origens do novo sindicalismo

Lutas de resistências, rupturas e relação com o colonialismo

Fundação da CUT e seus princípios

Vídeo “História do Sindicalismo”

Vídeo “História e Princípios da CUT”

Apresentação do trabalho inter módulos e Encerramento

Avaliação do curso e Encerramento

 

TRABALHO INTER-MÓDULOS

Entre os dois módulos há um conteúdo complementar que consiste em assistir o vídeo “História do Capitalismo”, produzido pela CUT. Ao final do primeiro módulo é apresentado o conteúdo e o roteiro da atividade.

 

Arquivos: 0

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.

João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)

RÁDIO CUT
Rede Brasil Atual TVT

Todos os Direitos Reservados © Escola Sul | Tel: (48) 3266.7272 – 3266.5647
Av. Luiz Boiteux Piazza, 4810 - Florianópolis – SC