ESCOLA SUL > ARTIGOS > GRUPOS DE ESTUDO SINDICAL DA CUT SC SÃO INSTRUMENTOS DE CONHECIMENTO PARA OS TRABALHADORES
15/04/2011
Por Adriana Maria Antunes -Secretária de Formação da CUT e Coordenadora de Formação da Escola Sul
Os Grupos de Estudo Sindical da CUT SC consistem em encontros mensais de dirigentes sindicais, liberados ou não, trabalhadores da base e seus familiares que, com o auxílio de vídeos e textos, discutem sobre os temas do mundo do trabalho, articulados às estratégias cutistas em 2011. Nosso objetivo é instrumentalizar os trabalhadores e trabalhadoras com o conhecimento de temas históricos e conjunturais, sempre proporcionando a reflexão sobre a função e os desafios do movimento sindical na organização dos trabalhadores.
Nesse sentido, o tema a ser trabalhado no mês de abril é "Trabalho e Emprego Decente". Juntamente com o Seminário Regional Sul, a ser realizado nos dias 24 e 15 de maio, os estudos sobre o tema nos Grupos visa preparar nossa base para a participação nas Conferências municipais e na Estadual, previstas para este ano. O tema é central nas lutas da CUT por mais e melhores empregos e postos de trabalho. Lutas que se estendem ao longo da história de organização e mobilização da classe trabalhadora.
Com muitas ações de enfrentamento com o capital, os trabalhadores e trabalhadoras avançaram em direitos fundamentais, como a jornada de trabalho de 44 horas semanais, férias, licenças, entre outros. Avanços, no entanto, que não inibem o capital em criar alternativas para continuar a exploração sobre os trabalhadores.
Os avanços tecnológicos empregados na produção, infelizmente, não resultam em melhorias nas condições de trabalho. Ao contrário, a exploração em ritmos de produção determinados pela máquina e a gestão por metas e resultados camuflados nas políticas de participação em lucros e resultados, tem levado a problemas cada vez mais agravantes para a saúde humana.
Condições semelhantes de exploração humana no sistema produtivo, seja na indústria seja no setor de serviços, se estendem também na agricultura familiar, dada a ausência de políticas públicas de garantia de preços mínimos, de subsídios e assistência técnica.
Além de toda essa pauta, própria dos trabalhadores protegidos pelo sistema de seguridade social, temos também inúmeros registros de trabalho infantil e escravo, inclusive no nosso Estado. No Brasil, estaremos realizando, pela primeira vez, a Conferência de Emprego e Trabalho Decente. Convocada pelo ex-presidente Lula em 24 de novembro de 2010, o evento está acontece de 02 a 05 de maio de 2012. As Conferência Estadual e as municipais devem acontecer ainda este ano.
O tema a ser trabalhado no mês de abril é "Trabalho e Emprego Decente".
Conteúdo Relacionado
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)