Na tarde desta terça-feira (11), dirigentes dos três estados do sul se reuniram de forma híbrida para um seminário formativo, promovido pela Escola Sindical Sul da CUT, que debateu sobre o projeto que pretende atualizar o sistema sindical no país, construído de forma unitária pelas centrais sindicais para ser apresentado no próximo período para o Congresso Federal. Mais de 100 dirigentes de entidades CUTistas de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná participaram de forma presencial, na Escola Sul, e virtualmente.
O encontro contou com a participação do advogado da CUT Brasil, José Eymard Loguercio, que apresentou os principais pontos do projeto que tem como objetivos centrais valorizar o sistema tripartite e criar mecanismos de autorregulação; induzir processos de agregação no sistema sindical e na negociação coletiva; estabelecer critérios de democracia sindical e representatividade; e regular a contribuição negocial.
Os três presidentes das CUTs do Sul: Anna Julia Rodrigues, de Santa Catarina; Amarildo Cenci, do Rio Grande do Sul; e Márcio Kieller, do Paraná; participaram de forma presencial e falaram da urgência e da importância deste projeto. A presidenta da CUT-SC reforçou que esse projeto será a saída para fortalecer as entidades sindicais que ficaram enfraquecidas após a Reforma Trabalhista “Sabemos que aprovar nossas pautas com o Congresso que temos não é uma tarefa fácil, por isso é nosso papel enquanto dirigentes sindicais é dialogarmos com a população sobre a importância de aprovar esse projeto para pressionar os parlamentares. Esse projeto carrega os princípios da CUT, agregando debates de anos da nossa central”.
Fonte: CUT-SC