De 1º a 3 de março, a Escola Sindical Sul da CUT realizou o 4º módulo do curso de Formação de Formadores na sede da Escola, em Ponta das Canas. A atividade, que reuniu cerca de 30 dirigentes, abordou os temas de classe, gênero, raça e sexualidade na formação da classe trabalhadora brasileira.
Os objetivos do curso foram despertar nos dirigentes e nas dirigentes sindicais aspectos estruturantes na formação da classe trabalhadora; compreender a diversidade na formação da classe trabalhadora e suas repercussões nas estratégias de luta e organização; debater sobre o racismo estrutural no Brasil e no movimento sindical; discutir sobre as desigualdades entre homens e mulheres na vida, no trabalho e no movimento sindical e conhecer e debater as lutas da comunidade LGBTQIA+ na vida, no trabalho e no movimento sindical.
Os principais temas abordados foram a formação social brasileira; o capitalismo, racismo e patriarcado e a luta cutista contra as opressões e exploração. A metodologia utilizada foi o uso de recursos variados e participativos, de questões geradoras e exercício de sistematizações e janelas pedagógicas.
Uma das convidadas para a atividade foi a vereadora do PT de Florianópolis, Carla Ayres. Ela falou sobre questões referentes à pauta do movimento LGBTQIA+. “Temos que parar de abordar os temas referentes ao LGBTQIA+ como se fossem uma questão de gênero porque não são, em sua maioria. A maioria das nossas pautas diz respeito à classe social. E é assim que devemos tratar as nossas reivindicações,” destacou.