CUT e DGB fortalecem a formação sindical no Sul do Brasil com o FFC
Da base para a base: Escola Sul, Secretaria Nacional de Formação e DGB realizam segundo módulo da formação de formadores no Sul do país.
Publicado: 21 Julho, 2025 - 09h55 | Última modificação: 21 Julho, 2025 - 11h15
Escrito por: Escola Sul da CUT

A Central Única dos Trabalhadores (CUT), em parceria com a Confederação Alemã de Sindicatos (DGB), realizou entre os dias 16 e 18 de julho o segundo módulo do curso Formação de Formadoras e Formadores para lideranças sindicais da região Sul, na Escola Sul da CUT no norte da ilha da Capital Catarinense. A atividade faz parte de um percurso formativo de 3 anos.
A formação cutista carrega em si a metodologia da educação popular e os três dias de formação foram marcados por estudos, reflexões, debates, trocas de experiências e planejamento de ações para os territórios.
A secretária nacional de Formação da CUT, Rosane Bertotti, destacou a importância da parceria internacional: "Esta formação, viabilizada com o apoio da DGB, reforça nosso compromisso com um sindicalismo forte e preparado para os desafios atuais. A formação é um projeto, mas também um processo permanente de luta e construção coletiva", afirmou.
O programa, que integra o Plano Nacional de Formação da CUT, prevê mais um módulo em 2026, totalizando três anos de formação continuada. A iniciativa já capacitou dezenas de formadores em todo o país, que atuam como multiplicadores do conhecimento em suas bases.
Realização: SNF CUT Brasil e DGB Bildungswerk
Equipe Escola Sul