MENU

Coletivo Sul de Formação da CUT realiza encontro e fortalece programa Alicerce

Os três estados do Sul do Brasil estiveram reunidos para planejar, articular e fortalecer a rede de formação cutista na região.

Publicado: 05 Dezembro, 2025 - 10h24 | Última modificação: 10 Dezembro, 2025 - 20h02

Escrito por: Escola Sul da CUT

notice

Nos dias 3 e 4 de dezembro de 2025, o Coletivo Sul de Formação da CUT – que reúne as redes de formação do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina – se encontrou para um momento de troca, avaliação e planejamento da política de formação sindical na região Sul.

Realizado de forma articulada entre as três estaduais, o encontro teve como eixo central a apresentação e o compartilhamento das propostas de módulos, na Oficina Pedagógica, construídas coletivamente pelas redes de formação de cada estado. As propostas apresentadas foram:

  • Paraná (PR) – Controle Social e Políticas Públicas
  • Santa Catarina (SC) – Novas tecnologias e o mundo do trabalho
  • Rio Grande do Sul (RS) – Gestão Sindical

Essas propostas integraram e fortaleceram o Programa Alicerce, que representa a base da formação sindical cutista e é considerada a principal estratégia de formação da central. O objetivo é garantir uma formação enraizada na realidade das trabalhadoras e dos trabalhadores, articulando conteúdos políticos, organizativos e pedagógicos.

Além da socialização das oficinas, o encontro também foi espaço para uma avaliação das atividades propostas e realizadas ao longo de 2025 pelas redes de formação dos três estados. As equipes revisitaram ideias, iniciativas e desafios do ano, identificando avanços e pontos que precisam ser aprimorados.

A coordenadora pedagógica da Escola Sul da Cut, Adriana Maria, avalia o encontro do Coletivo Regional Sul, afirmando que "conseguimos concluir o ano com muita produção coletiva. Sinto que estamos elevando o nível das possibilidades de Formação Sindical e cada vez mais a Escola Sul se destaca como um centro de producao, elaboração e por consequência formação da Classe Trabalhadora da Região Sul do Brasil. Estou muito feliz com a Rede de Formação da Região Sul e com muita expectativa positiva para 2026."

Na sequência, o coletivo construiu o planejamento para o próximo ano, com o compromisso de:

  • Seguir fortalecendo o Programa Alicerce como referência da formação sindical cutista;
  • Ampliar o uso das oficinas pedagógicas na base;
  • Aprofundar a articulação entre as redes de formação do PR, SC e RS;
  • Integrar ainda mais a formação com as estratégias de comunicação, organização de base e mobilização da CUT na região Sul.

Ao final do encontro, ficou reafirmado o entendimento de que a formação sindical, construída de maneira coletiva e articulada entre os estados, é um eixo estratégico para consolidar a CUT como instrumento de luta, organização e defesa dos direitos da classe trabalhadora.