ESCOLA SUL > LISTAR NOTÍCIAS > QUANTO MAIS CRESCE PERSEGUIÇÃO, CRESCE APOIO POPULAR DE LULA

Quanto mais cresce perseguição, cresce apoio popular de Lula

18/08/2017

A recepção do petista em Salvador aponta que o Projeto será um sucesso

Escrito por: Thais Tosta/ CUT Bahia

A caravana da esperança composta por passageiros de um projeto petista vitorioso de mais de uma década; reconhecido no Brasil e no mundo pelo avanço das lutas dos movimentos organizados, redução das desigualdades sociais e defesa de políticas de inclusão aportou em Salvador nesta quinta-feira (17).

Reeditar as páginas de uma história que perpassa por um chão de fábrica ao mais alto cargo do país, além de ter a chance de reconhecer os caminhos trilhados durante essa jornada em uma viagem de 20 dias pela região Nordeste, foi mais um desafio proposto por Luis Inácio Lula da Silva, através do Projeto “Lula pelo Brasil”, deflagrado na capital baiana.

Com uma expectativa que já durava dias, centenas de pessoas aguardavam a chegada de Lula na estação da linha 2 do metrô.- inaugurado por Dilma Rousseff em 2015- a rotina do lugar na tarde desta quinta-feira foi atípica; a estação ficou lotada de militantes, jornalistas, fotógrafos e lideranças políticas que acompanhavam o trajeto realizado por Lula e sua comitiva pela capital baiana.

O presidente da CUT na Bahia, Cedro Silva, afirmou que a passagem de Lula por Salvador foi conforme o previsto. Ele traduziu em seu relato o que acredita ser a voz de milhares de trabalhadores sobre a representação de Lula no estado. “ Lula é a estrela que nasceu e se consolidou no nosso partido. Querem calar essa voz, mas sempre dá errado, sua voz só cresce, é ainda mais amplificada e respaldada por um Brasil feito de pessoas que viveram um projeto igualitário durante o governo Lula e não aceitam retrocessos”,explicou.

No que diz respeito ao Título Doutor Honoris Causa suspenso por decisão judicial; o presidente Cutista foi enfático: “É impossível tirar um título de quem já nasce doutor. Só os néscios pensam assim. Chega a ser patético ver a justiça ser utilizada de forma apequenada e constrangedora para cometer a injustiça”, afirmou.

Após conferir de perto os avanços desenvolvidos pelo governo de Rui Costa ao lado do governador, secretários de governo, deputados, do presidente da CUT Bahia, Cedro Silva e do presidente do PT baiano, Everaldo Anunciação; a comitiva seguiu para o estádio Fonte Nova,- local destinado para acontecer o ato político- antes, porém, o ex-presidente foi homenageado no Campo da Pólvora por dezenas de militantes CUTistas e sindicalistas de todo o estado que acompanharam a comitiva até o local oficial do evento.

Lula na Fonte Nova

Na Arena Lula foi recepcionado com o batuque do tambor, baianas e banho de pipoca por centenas de anfitriões baianos que saudaram o nordestino mais querido do pais. “olê, olê, olê, olâ, Lula, Lula!",

Uma partida de futebol não traria tanta emoção aos que acompanharam o discurso do ex-presidente na Arena Fonte Nova que, como de costume, em pouco mais de 30 minutos discorreu sobre o cenário político, lava-jato, educação, tecnologia, infraestutura , reafirmou a sua disposição para luta e falou sobre a importância história da Bahia para o resto do pais. “ Foi aqui na Bahia que essa história começou... aqui teve inicio a doutrinação colonial, o martírio dos indígenas, a exploração desumana dos africanos escravizados, foi também na Bahia que começou a resistência de um povo que foi se tornando a garantia de tantas e tantas origens”,avaliou.

Sobre o Titulo de Doutor Honoris Causa, Lula mandou o recado: “Eu queria falar a este vereador que eu não o conheço, que ele tem o direito de não gostar de mim, porque ele é do DEM, e quem é do DEM não precisa gostar de mim e nem podia gostar de mim porque eu não gosto deles! Agora, o ele não sabe, é que pra mim receber o titulo nem era tão importante, porque eu já recebi. Quero dizer que não me interessa a formalidade do título, o que me interessa é a importância dele; porque foi um torneiro mecânico sem diploma universitário que mais fez universidades neste pais”, lembrou.

O Governador Rui Costa fez questão de ressaltar em poucas palavras a sólida relação de Lula com os baianos.“Esse povo lhe tem no coração e na memória. Esse carinho todo é demonstrado nas ruas”, disse.

Além do lançamento do livro "Comentários a uma Sentença Anunciada - O Processo Lula", durante o evento que reúne textos de mais de 100 juristas que contestam sentença de Lula; o petista foi homenageado também com uma placa e um documento elaborado por petroleiros do estado, que entregue pelo coordenador geral do Sindipetro Bahia Dyvid Bacelar, que explanou os motivos da honraria: “Além dessa placa, presidente, fique também com essa carta onde nós estamos trazendo um registro de tudo que nós temos sofrido com esse governo ilegítimo, golpista corrupto e entreguista que está desmontando absolutamente tudo no Brasil, inclusive; a querida Petrobras que nasceu aqui na Bahia. Esperamos que o senhor esteja conosco novamente no comando deste pais”, conclamou o dirigente sindical.

Apresentação do Memorial da Democracia em Salvador que reconstitui uma história de luta do povo brasileiro, também fez parte do cronograma de atividades do evento.

A Caravana segue...

O ato em Salvador foi apenas a primeira parada do projeto “Lula Pelo Brasil” deflagrado em Salvador. Pelos próximos 20 dias muita estrada acompanha o líder petista.

A segunda parada da agenda da Bahia será realizada a partir desta sexta-feira (18), momento em que Lula se deslocará para visitas nas cidades de Cruz das Almas e São Francisco do Conde.

No sábado (19), Lula visitará Feira de Santana e, o domingo (20), será a vez de Estância(Sergipe), recepcionar o nordestino mais querido do país.