ESCOLA SUL > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > FORMAÇÃO DE DIRIGENTES ANTES, AGORA E AMANHÃ! NOVO CURSO DA CUT!

Formação de Dirigentes Antes, Agora e Amanhã! Novo curso da CUT!

24/08/2017

As inscrições do FDA estão abertas! Este é um curso de pós-graduação ou extensão, a depender da escolarização do dirigente inscrito, que terá como tema Sindicalismo e Trabalho!

Escrito por:

 

O Programa de Formação de Dirigentes Antes, Agora e Amanhã é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Formação da CUT, em parceria com a Escola Sindical Sul e a Escola de Ciências do Trabalho do DIEESE, que certificará em nível de pós-graduação (para os/as dirigentes que possuem ensino superior) e extensão (para os/as dirigentes sem ensino superior).

Este curso, que será presencial e com a carga horária de 368 horas, buscará compreender o capitalismo como estrutura de classe que oprime o trabalhador; as relações de trabalho e funcionamento da sociedade a partir de uma visão marxista; aprofundar o debate sobre as contradições do capitalismo, geração e distribuição da riqueza, entendendo a etapa de acumulação de capital que estamos hoje, considerando  as desigualdades nas relações de trabalho, sempre a partir da perspectiva da história da classe trabalhadora como resultado da ação dos sujeitos históricos.

Com estas referências, os e as participantes se apropriarão de temas relativos à agenda da CUT nos âmbitos nacional e internacional, bem como às questões regionais, dando-lhes condições de desenvolver ações organizativas a partir dos seus locais de trabalho, que levarão ao fortalecimento da ação política e sindical nas regiões em que o curso será desenvolvido.

As inscrições deverão ser feitas na Plataforma Digital: www.formacao.cut.org.br

 

Maiores informações abaixo:

 

Objetivo geral do curso: Possibilitar aos participantes a apropriação de temas relativos à agenda da CUT nos âmbitos nacional e internacional, bem como às questões regionais, dando condições aos participantes de desenvolver ações organizativas a partir dos locais de trabalho, que levarão ao fortalecimento da ação política e sindical nas regiões em que o curso será desenvolvido através da reflexão e compreensão sobre os seguintes aspectos:

 

* O capitalismo como estrutura de classe que oprime o trabalhador;

* Exploração do trabalho e o funcionamento da sociedade a partir de uma visão marxista;

* Dinâmica e contradições do capitalismo;

* Relações sociais a geração e distribuição da riqueza;

* Etapa de acumulação de capital que estamos hoje;

* Desigualdades nas relações de trabalho;

* História da classe trabalhadora como resultado da ação dos trabalhadores como sujeitos históricos.

 

Público-alvo: Dirigentes sindicais que tenham o domínio dos fundamentos da concepção, estrutura e prática sindical da CUT e que tenham participado dos cursos de formação de base sobre Organização e Representação Sindical de Base (ORSB) ou equivalente.

Modalidade, tempo de duração e carga horária: Curso presencial de 8 módulos com 5 dias cada, intercalado com atividade intermódulo, 18 meses em 368 horas.

Número de vagas por turma e critério de seleção: Serão 40 alunos por turma. As inscrições recebidas passarão por um processo de seleção, onde serão considerados critérios como: gênero, ramo, geração, raça e regionalidade. A banca selecionadora será composta por representantes da respectiva Escola Sindical (uma pessoa da Coordenação + 1 Educador/a responsável pelo programa), por 1 representante da Secretaria Nacional de Formação e 1 representante da Escola de Ciências do Trabalho do Dieese.

Certificação: Para quem não possui graduação acadêmica será concedido certificado ao nível de extensão universitária e para quem possui graduação acadêmica será concedido certificados ao nível de pós-graduação universitária. Importante: Em ambos os casos, somente aos alunos/as que participarem de no mínimo 85% da carga horária total do curso e que forem aprovados em todas as disciplinas com, no mínimo, nota 7,0, cuja avaliação será definida pelo corpo docente, bem como a redação dos seus respectivos (TCC – Trabalho de Conclusão de Curso) ou (TCA – Trabalho Colaborativo Autoral).

Financiamento: A CUT Nacional através da Secretaria Nacional de Formação arcará com os custos das horas aula, material didáticopedagógico e certificação. As entidades que tiverem dirigentes selecionados/as deverão arcar com passagem aérea/terrestre e valor de taxa rateio de R$ 850,00/módulo para cobrir custos de hospedagem e alimentação. Importante: Ressaltamos que somente participarão no processo de seleção e em todo o curso os candidatos/as cuja entidade estiver adimplente com a CUT. Este critério será condição obrigatória para participação em todos os módulos.

Local de realização: Escola Sindical Sul da CUT - Av. Luiz Boiteux Piazza, 4.810 - Ponta das Canas - Fpolis/SC

Temas dos módulos e calendário 

Módulo 1: Características do Capitalismo - 23 a 17 de outubro de 2017

Módulo 2: O Estado Brasileiro - 04 a 08 de dezembro de 2017

Módulo 3: Formação da Classe Trabalhadora - 19 a 23 de março de 2018

Módulo 4: História do Movimento Sindical - 21 a 25 de maio de 2018

Módulo 5: Sistema Brasileiro de Relações do Trabalho - 06 a 10 de agosto de 2018

Módulo 6: Comunicação, Cultura e Ideologia - 19 a 23 de novembro de 2018

Módulo 7: A História da CUT: movimento de luta e resistência - 25 de fevereiro a 1º de março de 2019

Módulo 8: Desafios do Movimento Sindical - 25 a 29 de março de 2019

Atividades individuais e coletivas: Produção Textual; Método de Pesquisa; Trabalhos Intermódulos; Aula Expositiva; Seminários Temáticos e Visitas/Intercâmbios locais.

Inscrições: As inscrições deverão ser feitas na Plataforma Digital: www.formacao.cut.org.br  de 15 de agosto a 10 de setembro de 2017, com envio digitalizado dos seguintes documentos: 1) Diploma e histórico escolar do curso superior (para certificação em nível de pós-graduação); 2) Carteira de identidade; 3) CPF; 4) Título de eleitor; 5) Currículo atualizado.

Certificação:  ocorrerá no 13º CONCUT, a ser realizado em 2019  

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
Tutorial: Saiba como participar da campanha pela anulação da Reforma Trabalhista
Tutorial: Saiba como participar da campanha pela anulação da Reforma Trabalhista

#AnulaReforma

RÁDIO CUT
Rede Brasil Atual

Todos os Direitos Reservados © Escola Sul | Tel: (48) 3266.7272 – 3266.5647
Av. Luiz Boiteux Piazza, 4810 - Florianópolis – SC