ESCOLA SUL > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > PARANÁ ENCERRA SEU PRIMEIRO MÓDULO DO CURSO DE NEGOCIAÇÃO

Paraná encerra seu primeiro módulo do curso de Negociação

21/02/2017

A turma de dirigentes do Paraná encerrou na tarde de sexta-feira (17) o primeiro módulo do curso de negociação e contratação coletiva. A atividade formativa foi realizada entre os dias 14 e 17/02

Escrito por:

A turma de dirigentes do Paraná encerrou na tarde de sexta-feira (17) o primeiro módulo do curso de negociação e contratação coletiva. A atividade formativa foi realizada entre os dias 14 e 17 de Fevereiro, na Associação Banestado, localizada no município de Pontal do Paraná (litoral do Paraná).

Dentre os participantes estiveram presentes dirigentes dos Ramos da Indústria e do Serviço Público, mas precisamente da construção civil, eletricitários, professores, petroleiros e trabalhadores do serviço público municipal. Merece destaque o fato de que metade da turma (7 dos 14 participantes) são companheiros e companheiras jovens, com menos de 35 anos de idade, o que revela o interesse dos que estão chegando no movimento sindical CUTista pelas atividades formativas organizadas pela Escola Sindical Sul.

Cid Cordeiro, Cida Reis e Regina participam da mesa de conjuntura

Anacelie Azevedo, dirigente petroleira inscrita no curso, afirma que “o perfil dos participantes ajudou no bom desenvolvimento da formação e mostrou que todos e todas estavam em sintonia, dispostos(as) a aprofundar nos debates em torno das bandeiras históricas CUTistas e dos princípios da Central. Essa disposição fez com que as reflexões sobre os impactos da conjuntura política e econômica fossem ricos e resultassem em ótimas construções de ideias no campo da negociação coletiva. Tudo isso fez com que o curso fosse extraordinário.”.    

Os quatro dias de muito trabalho e profundos debates contaram com convidados que colaboraram com o percurso formativo. Cid Moreira (economista e assessor sindical) e Regina Cruz (presidenta da CUT Paraná) compuseram a mesa de abertura que debateu a conjuntura, esse momento foi coordenado por Cida Reis, secretária de formação do Paraná e professora da rede estadual de ensino. Celso dos Santos, membro da comissão de negociação da APP Sindicato, participou da mesa que discutiu as características da negociação no serviço público.

Celso dos Santos da APP faz fala sobre negociação no serviço público

Para José Oliveira (Bocão), participante da formação e secretário de relações de trabalho da CUT Paraná, “o curso de negociação que a Escola Sul proporciona é uma experiência muito rica, alia os conhecimentos teóricos, práticos e a experiência dos companheiros e companheiras em cada um dos seus sindicatos”.

Neste primeiro módulo, que teve como tema “Relações de trabalho e negociação: aspectos fundamentais”, foram debatidos os temas da conjuntura política e econômica; estrutura sindical e corporativismos; liberdade e autonomia sindical; a proposta de sistema democrático de relações de trabalho da CUT e as especificidades da negociação no serviço público, sempre abordando as questões de gênero, raça e geração presentes na negociação coletiva em nosso país.

Dirigentes participam de dinâmica em grupo

Os próximos dois módulos possuem datas e temas definidos:

  • 21 a 24/03 – Negociação coletiva: contextos, âmbitos e formas
  • 25 a 28/04 – Preparação, desenvolvimento e desfecho da negociação

 

Conheça alguns dos próximos temas a serem abordados:

  • Especificidades da negociação nos setor rural e em estatais;
  • Tática e estratégia;
  • Planejamento de campanha;
  • Construção de pauta;
  • Comunicação e expressão;
  • Simulações de mesa de negociação;
  • Matemática sindical.

 

A Escola Sindical Sul tem vagas abertas para o curso de negociação coletiva no Estado do Rio Grande do Sul. Os dirigentes interessados devem entrar em contato com a Secretaria Estadual de Formação (através do número: 51 3224-2484). Serão ofertadas 30 vagas, para três módulos distribuídos entre os meses de março, abril e maio de 2017. Inscreva-se!

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.

João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)

RÁDIO CUT
Rede Brasil Atual

Todos os Direitos Reservados © Escola Sul | Tel: (48) 3266.7272 – 3266.5647
Av. Luiz Boiteux Piazza, 4810 - Florianópolis – SC