ESCOLA SUL > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > FORMAÇÃO 2011-2012

Formação 2011-2012

06/12/2011

Coletivo Regional Sul debate desafios da formação para 2012A Escola Sindical Sul recebe de hoje (6/11) a 8/11 o 32o Coletivo Regional Sul de Formação, reunindo dirigentes sindicais da região e...

Escrito por:

A coordenadora geral da Escola Sul, Sônia Solange Vianna, avalia que a Rede Regional Sul de Formação tem como desafio focar na PNF e nos encaminhamentos do XVII ENAFOR, à luz das prioridades da 13a Plenária, que reafirma a disputa de hegemonia na sociedade e a liberdade e autonomia sindical. "O momento exige que olhemos para o próximo período tendo presente o Congresso da CUT e as eleições municipais".

 Na apresentação dos participantes foi destacada a importância do Coletivo para refletir sobre as práticas formativas e pensar o futuro da rede na região sul. Se destacam as falas sobre a necessidade de mudanças do sistema capitalista, o papel da CUT na disputa por um modelo de desenvolvimento e a retomada dos princípios da CUT. Outro desafio é de efetivar a formação nos ramos e a socialização de conhecimentos entre os formadores da rede.

 O assessor da SNF, Archimedes Lazzieri, fez a apresentação sobre "Os desafios da formação sindical a partir da estratégia da CUT", dialogando com os participantes sobre as definições da 13a Plenária Estatutária e o Plano de Formação, reafirmado no XVII Encontro Nacional de Formação (ENAFOR).

 Apresentou ainda a proposta de Formação de Formadores (FF), Organização e Representação Sindical de Base (ORSB), Desenvolvimento, Políticas Públicas e Ação Regional (DPPAR) e Negociação e Contratação Coletiva (NCC). O objetivo é atender as diferentes demandas e níveis de aprofundamento dos diferentes públicos do sindicalismo cutista.

 Archimedes ressaltou a importância do planejamento e da gestão para o processo organizativo. "A tarefa da região é planejar à luz do ENAFOR, mas voltada a realidade regional/estadual, buscando colocar na prática a concepção da educação popular, valorizando as práticas sindicais.

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.

João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)

RÁDIO CUT
Rede Brasil Atual

Todos os Direitos Reservados © Escola Sul | Tel: (48) 3266.7272 – 3266.5647
Av. Luiz Boiteux Piazza, 4810 - Florianópolis – SC