ESCOLA SUL > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > XVII ENAFOR DA CUT

XVII ENAFOR DA CUT

23/11/2011

Encontro inicia com homenagemà semana da consciência negraIniciou ontem (22/11) na Escola Sul em Florianópolis o XVII Encontro da Política Nacional de Formação da CUT (Enafor), com a...

Escrito por:

 A mesa de abertura contou com a presença do Secretário de Formação da CUT, José Celestino Lourenço, com a coordenadora geral da Escola Sul, Sônia dos Santos Vianna, o presidente da CUT Santa Catarina, Neudi Giachini, o Secretário de Organização, Jacy Afonso, a Secretária de Combate ao Racismo, Maria Júlia Nogueira e o dirigentes executivos Júlio Turra e Aparecido Donizeti da Silva. A Coordenadora de Formação da Escola Sul, Adriana Maria Antunes de Souza coordenou a abertura.

 Celestino fez uma saudação falando das lutas pela educação pública e de qualidade que acontecem em vários Sindicatos do ramo da educação no Brasil. Para ele o XVII Enafor é um momento muito importante para a estratégia político organizativa da CUT e para o fortalecimento da disputa de hegemonia. “A emoção que toma conta da gente é fundamental e temos que ter orgulho do que estamos fazendo na formação da CUT. Agora vamos aprimorar nossas propostas para aprimorar nossas ações formativas, para que a Política Nacional de Formação dê cada vez mais suporte aos desafios da quinta maior central do planeta”.

 Para Sônia, “estamos num encontro grandioso, certamente o maior de todo o Brasil, que nos dá a certeza de que a formação instrumentaliza para a disputa sindical e de hegemonia”. Lembrou de dois fatos marcantes no recente cenário nacional, onde a presidente Dilma sancionou o reconhecimento do 20 de novembro como dia da Consciência Negra e a instalação da Comissão da Verdade. “Frutos das nossas lutas, mas ainda temos grandes desafios pela frente, como as eleições de 2012”.

 “Desde 2003 vivenciamos abertura do diálogo social, com a presença mais intensa da CUT nos conselhos tripartites e conferências. A CUT tem o papel de debater o papel da intervenção da estratégia de que as políticas de governos atendam ao interesses do povo brasileiro, e a formação é o espaço para essa formulação”, avalia Giachini.

 Maria Júlia ficou emocionada com a abertura. “A importância de começar esse encontro falando da semana da consciência negra e a homenagem à luta do povo negro mostra o quanto estamos sintonizados na mesma direção de construir nossas políticas na pluralidade na busca de superar as diferenças”.

 “Precisamos mexer com a cultura e com as diferentes realidades do nosso país e a formação contribui para isso. Estamos momento de executar por que já temos excelentes formulações. Dessa forma chegaremos ao dia a dia dos nossos sindicatos, pois a formação dá as ferramentas para enfrentar os adversários”, declarou Jacy.

 Donizeti considera o Enafor um espaço para “refletir sobre a responsabilidade que temos sobre liberdade e autonomia sindical, a diferença entre os discursos e as práticas. Todo mundo fala dos princípios da CUT, mas temos dificuldades de colocar na vida do sindicato”.

 O Enafor continua até sexta (25/11). Na pauta, o debate sobre a estratégia da Política Nacional de Formação (PNF) da CUT para 2012, a concepção e prática de rede, as tecnologias de informação e comunicação na formação sindical, o financiamento da formação e a educação profissional no Brasil.

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.

João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)

RÁDIO CUT
Rede Brasil Atual

Todos os Direitos Reservados © Escola Sul | Tel: (48) 3266.7272 – 3266.5647
Av. Luiz Boiteux Piazza, 4810 - Florianópolis – SC