ESCOLA SUL > LISTAR NOTÍCIAS > CONTRAF-CUT DEBATE MODELO DE COMUNICAÇÃO SINDICAL

CONTRAF-CUT debate modelo de comunicação sindical

22/03/2017

Sindicalistas reconhecem a comunicação estratégica para o enfrentamento aos retrocessos

Escrito por: Érica Aragão e Walber Pinto

Na tarde dessa quarta (23), em São Paulo, profissionais e dirigentes de comunicação dos sindicatos e federações de bancários de todo o país participaram do Seminário de Comunicação organizado pela Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro), na sede da entidade.

O encontro, que vai até quinta (22), tem como principal objetivo debater os novos rumos da comunicação sindical neste cenário de retrocessos que o país vive com ataques aos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras.

“Vamos aprender um pouco com as experiências que já são realizadas e pensar no melhor modelo para disputar com as grandes empresas de mídia esse espaço estratégico em busca de apoio da sociedade por nossa luta”, explicou o Secretário de Comunicação da CONTRAF-CUT, Gerson Carlos Pereira.

Para o secretário Nacional de Comunicação da CUT, Roni Barbosa, que participou da atividade, a centralização da retirada de Dilma Rousseff,  legitimamente eleita , foi a comunicação. “O Partido da Imprensa Golpista (PIG) foi um dos pilares para o golpe ter sucesso”, afirma.

Roni conta que é fundamental articular toda a rede de comunicadores e jornalistas do  movimento sindical para contrapor a grande mídia.

“Nosso desafio é fazer com que nossa comunicação ganhe musculatura para disputar audiência. Nossa comunicação é fragmentada e podemos estar agrupados de maneira articulada e conseguir uma narrativa diferente da grande mídia para disputar corações e mentes da sociedade”, destaca. O dirigente fala que pra isso precisa “de vontade política e projeto claro para se organizar, porque a gente tem condição para enfrentar o PIG”.

Ele também disse que precisamos saber pra quem estamos escrevendo e produzir um texto popular que todos e todas entendam. Segundo ele, o site não é mais o carro chefe da comunicação e contou que a CUT está investindo nas redes sociais.

Roni destacou algumas ações da CUT Nacional para a comunicação, como rádio, textos, vídeo, trabalho nas redes e o investimento em formação que a SECOM (Secretaria de Comunicação) junto com a Secretaria de Formação vêm discutindo. “A CUT vai continuar o curso de Formação de Formadores em Comunicação para assessores, jornalistas e dirigentes. Vamos retomar com uma equipe nacional e paralelamente uma turma por estado. Nossa pretensão é que até 2018 formaremos essas turmas e teremos em torno de 1000 militantes preparados para fortalecer a comunicação na base CUTista”, afirmou.